O que é cinema pra você?

     Bom, essa pode parecer uma pergunta simples pra você. Mas isso vai depender, na verdade, de quem você é, do que faz, dos seus gostos, do seu modo de ver a vida. Talvez, ao se deparar com essa pergunta, é possível que alguém diga que cinema são só filmes. E os filmes a que o detentor dessa possível resposta se refere podem ser aqueles blockbusters da vida (e nada contra). Talvez você se toque que nunca lhe fizeram essa pergunta, ou que você, caro leitor, por causa de sua profissão, nunca tenha tido a disposição em refletir sobre essa pergunta. Você pode ser um engenheiro, um professor, um contador, um farmacêutico, um médico, um geógrafo, um enfermeiro, um bancário, um advogado, um gari, um vendedor, um aposentado, um faxineiro, um motorista, um estudante...

    Você nunca parou para pensar "O que é cinema pra mim?", por que, provavelmente, não faz diferença alguma pra sua vida. Por que faria? São só uns vídeos, umas histórias, mentiras, que eu vejo só pra passar o tempo, só pra me divertir, curtir um momento, rir com os amigos, familiares e depois... Nada! Foi só um filme. Nada mais. Que diferença um filmezinho de super-heróis, por exemplo, faria pra sua vida?

    Talvez, agora, com a pergunta do titulo você queira pesquisar no Google "O que é cinema?". "Sétima Arte", "Sequência de imagens em movimento", "a arte de compor e realizar filmes para serem projetados", etc... São respostas objetivas. Mas estou interessado, aqui, nas subjetivas. Pense um pouco.


PERFEIÇÃO

    Na Bíblia, o número sete é tido como o número da perfeição. E por que o cinema é considerado a "Sétima Arte"? Logicamente (e essa é a primeira e mais óbvia resposta) é por que existiam seis outras formas de arte antes dele: Música, Dança, Pintura, Escultura, Teatro e Literatura. O cinema engloba todas estas que vieram antes dele. E parece englobar até mesmo as que vieram depois. A fotografia é a oitava arte, mas surgiu primeiro que o cinema.

    E o próprio é composto por ela: para que se tenha a impressão de movimento é necessário, no mínimo, uma sequencia de 12 fotos. O Padrão dos filmes é de 24 fotos por segundo (foto é o que chamamos de "frame"). É, por assim dizer, a "célula" de um filme. E a partir daí, parece que tudo deriva, em termos de arte, do cinema: televisão, quadrinhos, internet, videoclipes, games, arte digital, novelas, YouTube... Diz o ditado: "uma imagem vale mais que mil palavras". O que dirá um filme de duas horas, em que cada segundo é composto por 24 fotos?

    Pode não parecer, mas o cinema está em tudo. Arrisco dizer que é a "Arte Perfeita".


AOS MOLDES DO CINEMA

    É bem possível que você já tenha percebido, ou, quem sabe, não, mas o cinema moldou parte do que a sociedade é hoje. O exemplo que vou usar não é um dos melhores; pelo contrário, é extremamente brutal, porém serve muito bem para demonstrar a força que a sétima arte pode ter.

O exemplo

    Na Alemanha Nazista, Hitler se valeu muito do cinema (dentre outras ferramentas) para criar a imagem de salvador do povo alemão. O poder das imagens era grandioso e o capeta do Führer sabia disso. Apesar de banido na Alemanha atualmente, o filme "Triunfo da Vontade", de 1935, realizado pela cineasta Leni Riefenstahl, que mostra o 6º congresso do partido nazista, influenciou muitos filmes e é um dos mais conhecidos filmes de propaganda política da história. O que a internet faz hoje, o cinema já fez a muito tempo (e por vezes continua a fazer).

    Não se engane: o cinema ajudou a moldar o século. Mas não pense que a arte é algo ruim por si só. Se tem algo que o ser humano é especialista em fazer é usar coisas boas e belas para fazer o mal e destruir o mundo em que vive (que diga Santos Dumont ao ver sua invenção ser usada como arma de guerra). A arte cinematográfica é poderosa, tanto para o bem, quanto para o mal; isso vai depender somente das intenções daqueles que a usam.


DE VOLTA A QUESTÃO...

    ... o que é cinema pra você?

    Pense bem nessa questão. Pode parecer que não, mas o cinema te cerca. Por mais que estejamos na era da internet, o mundo é muito mais cinematográfico, cheio de drama, ação, comédia, terror, guerra, amor...

    Para alguns cinema é vida. É mais que passar algumas horas na frente de uma tela grande pra se divertir. É descortinar uma janela que nos mostra uma infinidade de universos. É sonhar acordado, consciente. É muito mais que só uma diversão vazia e sem sentido.

    Falando com cristão, é a vocação que Deus dá para alguns, incluindo eu mesmo. E aí de mim se não exercer a minha vocação direito! Você pode estar lendo isso e não ser cristão como eu, nem entender o porquê de estar falando isso agora e a essa altura do texto, mas sabe o que é esse amor que sente ao ver um filme novo, que te emociona, te surpreende, te empolga, te assusta; ou ver o mesmo filme pela décima vez e já saber todas as falas de cor; ou simplesmente conversar sobre aquele filme que tanto gosta, ao ponto dos que estão ao seu redor perceberem um brilho diferente.

    Ou você pode ser cristão, mas não compreender como alguém pode viver de ver, ou fazer, ou escrever sobre, ou pensar sobre filmes! Isso quando há tantas coisas mais importantes (ou rentáveis) a se fazer por aí! Mas sabe daquele senso de que, onde está, é onde Deus quer que você esteja; aquela certeza de que não pode fazer outra coisa na vida, porque não sabe fazer outra coisa; aquela certeza de que Deus quer que você glorifique o Nome Dele nessa profissão que você está agora, mesmo que ela não lhe dê o retorno financeiro que imaginava e hajam dias em que você está entediado com o que faz, mas faz mesmo assim. Isso tudo porque tem a certeza de que foi chamado, incumbido, vocacionado para fazer exatamente isso que você faz!

    Você, caro leitor, pode terminar a leitura desse texto da mesma forma que começou: sem se interessar, ou se preocupar em saber o que é e no que o cinema influência a sua vida. Pode até achar que não influência e nem faz diferença alguma em sua vida. Entretanto, que, pelo menos, saiba que, assim como você ama o que faz e quer fazer o que faz melhor a cada dia, se especializando e conhecendo mais do que fez, há alguns que vivem e se interessam por cinema, ao ponto de viverem e respirarem isso.

    Eu não sei qual é a sua resposta para a pergunta do titulo, mas a minha é essa: Cinema é a vida que Deus me deu para O glorificar e viver nessa terra.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Porque "007 - Sem tempo para morrer" não é lacrador (apesar de tentar)

Festival do Minuto IéA Filmes